O Blog da actualidade desportiva

sábado, setembro 23, 2006

O Benfica... do costume


Mais um jogo, mais uma exibição pouco conseguida.
Depois de um jogo controlado pela equipa encarnada, o Paços de Ferreira acabou por conquistar a igualdade já em periodo de descontos, "roubando" deste modo a vitória que se fazia antever para os lados da Luz.
O Benfica sem grandes alterações no 11 controlou todo o jogo e dispos das melhores (se bem que poucas) oportunidades de golo do encontro.
Uma referência inicial também para a quantidade de cartões exibida pelo árbitro internacional Lucílio Batista de Setubal, onde se registam seis amarelos para ambos os lados e dois vermelhos por acumulação motivados por protestos dos jogadores envolvidos.
Após um inicio de jogo morno, o Benfica chega ao golo por intermédio do internacional grego Katsouranis, após belo trabalho de Paulo Jorge (melhor jogador em campo), culminado com um cruzamento com conta peso e medida para a cabeça de Katsouranis que, livre de marcação só teve que encostar com a cabeça. Estava feito o primeiro golo do jogo.
O melhor que o Paços conseguiu fazer neste primeiro tempo foi um remate de surpresa de Elias, do meio da rua, que quase deu em golo, apenas evitado por uma bela defesa de Quim.
Uma pequena nota nesta primeira parte, a saída de Nuno Assis com uma lesão mais que visível no rosto, após disputa casual de bola com um jogador adversário.
Após uma primeira parte sem grande brilho, as equipas iniciaram a segunda parte com estilos de jogo diferentes: o Paços a ter que correr em busca do prejuízo, e o Benfica a controlar o jogo, apostando nos contra-ataques para fazer moça na defesa do Paços.
Após uma segunda parte cheia de cartões; oportunidades de golo desperdiçadas, onde se registam duas bolas ao poste da baliza de Peçanha, uma por Luisão e outra de Katsouranis; e duas expulsões por má conduta (protestos), onde a expulsão de Léo assume particular relevância, pois recebeu dis amarelos e consequente vermelho em apenas 10 segundos!!!!!!!!!!!; após todos estes incidentes e já para além da hora, o Paços marca por João Paulo, após cruzamento da direita, respondendo com uma cabeçada colocada, após antecipação a Anderson, que voltou a claudicar num momento crucial.
Assim, o Benfica perde mais 2 pontos na luta pelo título, e Fernando Santos tem ainda muito para fazer e muitos aspectos para trabalhar no seio desta equipa encarnada, a começar pelo tópico da disciplina, onde comportamentos como o de Léo são inadmissíveis, a juntar aos incidentes do Bessa.
A nível táctico não se pode apontar erros a Fernando Santos, fez as substituições que se pediam, mas a nível de motivação e de voz de comando pecou mais uma vez, pois não conseguiu (ou não quiz) uma equipa mais ambiciosa, que tomasse conta do meio-campo, com mais garra e pressing sobre um adversário debilitado na sua construção ofensiva. Este mister tem de mostrar mais ambição nos objectivos que traça para os jogos, deois de um jogo em Copenhaga vergonhoso...De resto, equipas que falham golos de baliza "aberta" não podem aspirar ao título, como aconteceu em Alvalade também contra o Paços. A finalização é cada vez mais crucial num periodo em que as equipas cada vez defendem melhor (ou pelo menos defendem com o que podem...a velha história do camião à frente da baliza...).
Para finalizar não podemos deixar de realçar o espírito de luta do Paços, que nunca se rendeu e que acabou por sorrir para além da hora.
Como última nota...após o "golaço" em Alvalade :) , achamos que talvez seja melhor o Brasil contratar o Ronny para a equipa de mergulho daquele país....ele e o Liédson seriam medalhas de ouro sem que houvesse qualquer concorrência.............bem, talvez o Sokota LOL....mas esse perdia por falta de comparência!!!!!!!! LOL :)
Saudações desportivas para todos....