O Blog da actualidade desportiva

sexta-feira, outubro 20, 2006

Não há duas sem três...


Mais um jogo europeu, mais uma derrota para uma equipa portuguesa...Desta feita o Sp. Braga!
Não se pode dizer que tenha sido risonha a estreia da equipa de Carlos Carvalhal na fase de grupos da UEFA, após uma pesada derrota por 3-0 com o AZ Alkmaar, no novo DBSB Stadium.
Apesar da equipa bracarense se encontrar em bom plano a nível interno e de ser uma das melhores equipas nacionais, foi "traída" por "forças maiores", como um golo precedido de fora de jogo e duas lesões que condicionaram todo o jogo da equipa lusa.
Carlos Carvalhal optou por deixar o criativo Jõao Pinto no banco, reforçando o sector intermédio com algum poder combativo, com Andrés Madrid e Ricardo Chaves (que não tem sido titular), com as despesas ofensivas a ficarem a cargo de Hugo Leal. Para o ataque, Carvalhal colocou três homens cujas características evidenciam o estilo de jogo que o Braga optou para defrontar o Az Alkmaar, ou seja, Wender, Maciel e Marcel formavam o tridente ofensivo, numa clara tentativa de explorar os rápidos contra-ataques, frente a uma equipa que não conhece o sabor da derrota caseira faz 27 jogos (jogo com o Braga incluido)!
O AZ, por sua vez, apresentou-se com quatro unidades no meio campo, para garantirem o controlo e a posse de bola, tendo Dembelé como figura fulcral do seu ataque, devido à sua velocidade, apoiando o já veterano Arveladze.
Depois de oportunidades desperdiçadas pelos bracarenses (Maciel aos 14', Wender aos 27' e Marcel aos 34'), foi o AZ quem chegou ao golo, por intermédio de Arveladze. Dúvidas quanto à posição de um jogador holandês no início do lance, antes de Arveladze rematar para golo.
Depois do golo o Braga viu-se forçado a mudar a estratégia de jogo, defendendo mais à frente, o que possibilitava mais jogadas de perigo para a sua própria baliza. O Braga viu-se ainda obrigado a fazer duas substituições por lesão de Hugo Leal (aos 43' de jogo), que foi substituído por João Pinto, e Wender (56') entrando para o seu lugar Cesinha.
Koevermans, que havia entrado aos 72 min. para substituir Arveladze fez, dois minutos depois, o segundo do jogo, após rápida jogada de contra-ataque da equipa holandesa.
Poucos minutos depois (79') e após outro rápido contra-ataque, é Schaars quem fecha o marcador, nuns expressivos 3-0!

No final da partida, Carlos Carvalhal afirmou que "a vitória do Alkmaar é justa, mas por números exagerados. Fomos altamente penalizados por não termos marcado um golo na primeira parte quando tivemos oportunidade para isso". Continuou:" Perder por 1-0 de nada nos servia, por isso corremos riscos e chegámos a jogar com quatro avançados." Para finalizar, Carvalhal afirma que acredita plenamente na passagem do Braga à fase seguinte da prova, uma vez que tem dois jogos em casa, o que dá algumas garantias desde que os consigam vencer!

Deste modo, sobem para 3 o número de derrotas de equipas lusas nas competições europeias...algo preocupante, tendo em vista que no ranking da UEFA, tanto Roménia como Rússia estão (já) ali tão perto!!

Saudações desportivas