O Blog da actualidade desportiva

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Benfica 3 - 0 Setúbal: 45 minutos à Benfica arrasam sadinos

3 - 0



Meia casa para assistir a dois “benficas” distintos… é no mínimo o que se pode dizer depois do jogo de Sábado na Luz!

Benfica a entrar em campo com o seu 11 habitual, apenas com a troca de Karagounis por Petit (lesionado) e de Kikin pelo também lesionado Miccoli!

O Setúbal era agora comandado pelo homem da casa, Carlos Cardoso, após mais uma chicotada psicológica na equipa sadina!
Setúbal a apresentar uma frente de ataque teoricamente perigosa, com jogadores rápidos e algo tecnicistas como Varela e Mbamba, com Amuneke nas suas costas!

Quando se esperava uma entrada “com tudo”, como se diz na gíria, foi o Setúbal a surpreender, com 2 grandes oportunidades em apenas 2 minutos… a primeira pelo irrequieto Amuneke, após bom remate com Quim a efectuar uma boa defesa e, na sequência do canto causado pela defesa de Quim, é Léo quem tira a bola em cima da linha de golo, após forte cabeçada de Binho!

O Vitória assustava e o Benfica tardava em aparecer, como tinha pedido o seu técnico, Fernando Santos…

Mas ficaram-se por aí as investidas sadinas!

Aos 9’surge o 1º lance encarnado, com o remate de Karagounis a sair ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Nélson.
Porém, e quando nada o fazia prever, aos 13’ os encarnados vão mesmo chegar ao golo… Num lance muito estranho, com uma série de ressaltos, a bola acaba por chegar aos pés de Nuno Gomes que, isolado, bateu o guardião sadino com um ligeiro toque! Estava feito o 1º da partida, num regresso aos golos de um Nuno Gomes ultimamente muito desinspirado…

Este golo não veio, no entanto, a galvanizar a equipa do Benfica… O seu jogo continuava lento, sem grandes soluções ou rasgos de perigo!
O Vitória chegava assim ao intervalo com a sensação de alguma injustiça face ao resultado… Porém, a grande eficácia encarnada ditava a derrota ao intervalo dos homens do Sado!

Para a segunda parte tudo foi diferente…

Fernando Santos optou por fazer descair o mexicano Kikin para a direita, jogando o Benfica num “habitual” 4x3x3, com Simão a subir no terreno na faixa esquerda, enquanto que Assis, Katso e Karagounis ocupavam o meio terreno.

Com este esquema táctico o Benfica ficou mais coeso e fez “reaparecer” Nélson, Simão e, sobretudo, Nuno Assis… O médio português veio transfigurado para o 2º tempo e efectuou uma excelente exibição!!

Simão aparecia nas suas famosas diagonais e não foi de estranhar o facto de este aparecer isolado na marca de penalty aos 48’… de estranhar, isso sim, o clamoroso falhanço do capitão encarnado, que rematou por cima da barra quando tinha tudo para marcar o 2º tento encarnado!!

Aos 55’ gritou-se golo… Seria o segundo golo de Nuno Gomes no jogo! Nélson a cruzar magistralmente para a área e N. Gomes a aparecer já em desequilíbrio mas ainda a tempo de cabecear a bola, mas o guardião Nélson evitou o golo com uma grandiosa defesa, com a bola ainda a sobrevoar toda a linha de golo mas a acabar por sair do terreno de jogo para canto!

“Cheirava” a golo tal era o poderio ofensivo apresentado pelo Benfica nesta segunda parte…

Contudo, o 2º golo foi obra de um jogador inesperado para estas andanças… Luisão… o central subiu no terreno e deu para Kikin; este devolveu a Luisão que, com um remate mal direccionado, acabou por colocar a bola nos pés de Simão… A classe do português fez o resto, facturando um belo golo após remate em arco, com a bola a fugir do alcance de Nélson!
A tranquilidade chegara, cabendo aos encarnados gerir o jogo e tentar chegar a mais golos, tal era a inoperância dos sadinos…

Apesar do 2º golo, o Benfica carregava ainda mais em busca de tentos… (que diferença de atitude e de jogo da 1ª para a 2ª parte……)

Benfica parecia com fome de golos e com vontade de dar espectáculo para os adeptos…
O Vitória mal se via no jogo, evidenciando as fragilidades já registadas em jogos anteriores…

Fernando Santos fez entrar Manú e este apareceu com grande motivação e com um enorme sentido da baliza…

E foi mesmo Manú a originar o 3º e último golo do jogo…
86' - Manú coreu pelo flanco direito e rematou forte… o desamparado Nélson defendeu como podia e a bola voltou aos pés de Manú que, com uma calma enorme, olhou para a área e colocou o esférico para a entrada de Nuno Assis. Este vindo de trás, desferiu um poderoso remate (ao estilo do golo de Simão), indefensável para Nélson!

O poderio atacante encarnado dava frutos e veria mesmo um golo negado pela trave após forte remate de Nuno Gomes…

O jogo chegaria ao fim com um resultado de 3-0 para os encarnados, num jogo que valeu pela 2ª parte… Se o resultado é pesado para a 1ª parte do Vitória, a verdade é que acaba por ser escasso face ao que os encarnados produziram na 2ª…

Foi isso mesmo que Fernando Santos referiu no final da partida: "É uma vitória justa do Benfica, numa primeira parte em que não jogámos tão bem e onde demos espaço ao adversário. Mas a equipa trabalhou bem, embora tivesse faltado, aqui ou acolá, agressividade no jogo. Depois, ao intervalo falámos sobre isso e fomos claramente dominadores. Podíamos ter feito mais três ou quatro golos. Foi uma uma segunda parte muito boa,".

Destaques

Como destaques da partida, salientamos o regresso de Nuno Gomes aos golos. Sempre muito activo, viu por várias vezes o 2º golo ser-lhe negado, combinando muito bem com os seus colegas (ao seu bom estilo) para outras tantas jogadas perigosas…
Destacamos ainda Kikin (ainda não marcou mas esteve perto, num bom cabeceamento, mas a bola saiu perto do poste. Esteve sempre muito activo na 2ª parte e mereceu os aplausos do público pelo seu esforço…); Simão (em grande forma) e na nossa opinião o melhor em campo… Nuno Assis… uma excelente segunda parte do médio que apareceu com a carga toda, jogando e fazendo jogar, marcando ainda um golo de raiva!!
No Vitória destacamos a boa 1ª parte dos sadinos e a boa exibição de Amuneke!

Com esta vitória o Benfica mantém a perseguição aos líderes e o Vitória fica um lugar acima da linha de água, com 9 pontos face aos 8 de Aves (15º) e Beira-Mar (16º)…

O Benfica regressa quinta-feira aos jogos, repondo o jogo em atraso com o Belenenses!

Ficha do jogo

imagem em: www.zerozero.pt

Resumo