O Blog da actualidade desportiva

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Sporting 1 - 0 Académica: ineficácia dá "aquele aperto"...

1 - 0

Cerca de 45 mil nas bancadas já em espírito natalício assistiram ao regresso do levezinho aos golos em Alvalade num relvado no mínimo deplorável!!

Face ao último jogo, a única alteração leonina foi mesmo a de Polga por Miguel Veloso no eixo da defesa.

Manuel Machado nunca se remeteu à defesa e poderia ter pago bem caro, face ao número de oportunidades desperdiçadas pelos leões.

Sporting sempre mais ofensivo, a beneficiar de 4 cantos nos primeiros 10 minutos!

Logo aos 7’ foi Pedro Roma a começar a travar um interessante duelo com Liédson! Desta vez o guardião levaria a melhor após cabeceamento do levezinho, correspondendo a um cruzamento de Tello.

Aos 25’ começou a escrever-se a vitória… Liédson responde a um cruzamento de Tello e proporciona a P. Roma uma excelente defesa… na recarga é Danilo que salva o golo cortando para canto.
Na sequência do mesmo, o levezinho não desperdiçou… Após falha na saída de Pedro Roma, o levezinho aproveitou para marcar aquele que viria a ser o único tento da partida!

A Académica nunca baixou os braços, mas era sempre muito “trapalhona” no que ao ataque dizia respeito… Alvarez e Dame nunca conseguiram incomodar Ricardo, de férias quase o jogo todo!

O Sporting criou algumas boas situações de golo, mas também se pode queixar de 2 grandes penalidades não assinaladas pelo árbitro do encontro: uma falta sobre Nani aos 40’ do 1º tempo e outra sobre Tonel já no 2º tempo (55’)!

Aos 65’ é de novo Liédson perto do golo, mas a bola esbarrou na face de Pedro Roma, evitando o 2º golo da partida!

As bancadas começavam a acusar a pressão da falta do 2º golo e a face desse desagrado era Nani… sempre que este se apegava em demasia à bola lá surgiam os protestos das bancadas… Nani não está no seu melhor e continua a querer resolver por si os “problemas” da equipa…

O Sporting ainda introduziu a bola uma 2ª vez nas redes da Briosa, mas Liédson estava em fora de jogo. Boa decisão do árbitro assistente.

Só nos últimos 10 minutos de jogo a Académica surgiu na área dos leões, sobretudo por F. Teixeira (um bom jogo do médio), mas com Alvarez e Gyano a desperdiçarem as hipóteses de chegar à bola… Estavam muito desinspirados os atacantes da Briosa!

O único lance de real perigo da Académica aconteceu já ao cair do pano, com um remate forte de Gelson, mas a bola saiu ás malhas laterais!

A Académica mostrou-se sempre muito ineficaz e desinspirada no ataque, enquanto que o Sporting agregou mais 3 pontos na perseguição ao líder Porto.

No final da partida, P. Bento mostrava-se agradado com a vitória mas não com o resultado e com a forma como o jogo decorreu: "Em função da qualidade que o Sporting apresentou o golo devia ter aparecido mais cedo. A Académica, na segunda parte, complicou-nos um pouco mais o jogo, embora tenhamos sempre controlado a partida. Por aquilo que produzimos não merecíamos sofrer tanto até ao final".

Destaques:
Liédson
F. Teixeira
2 penalties por assinalar

BWin Liga, 14.ª jornada
Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

SPORTING
Ricardo; Caneira, Tonel, Miguel Veloso e Ronny; Paredes; Nani, Moutinho e Tello; Bueno e Liedson
Suplentes: Tiago, Abel, Custódio, João Alves, Farnerud, Yannick Djaló e Alecsandro

Treinador: Paulo Bento

ACADÉMICA
Pedro Roma; Danilo, Kaká, Alexandre e Lino; Roberto Brum, Filipe Teixeira, Paulo Sérgio e Miguel Pedro; Dame e Nestor Alvarez
Suplentes: Douglas, Gelson, Dionattan, Medeiros, Vítor Vinha, Gyánó e Pavlovic

Trreinador: Manuel Machado

Resumo do jogo