O Blog da actualidade desportiva

sábado, setembro 23, 2006

Arsenal tem contas no Vermelho




Luís Filipe Vieira disse esta semana que o passivo do Benfica ascende a 125 milhôes de euros. Recusou-se, no entanto a considerar a dívida "muito alta". Em termos absolutos, os números dizem pouco. Importa saber se o clube, como qualquer empresa, gera receitas para pagar juros e amortizar capital. E com receitas anuais que se aproximam de 100 milhões de euros, as coisas não estão mal encaminhadas. O jogo com o Manchester proporciona mais do dobro de receita que qualquer Benfica-FC Porto ou Benfica-Sporting, até final da fase de grupos, o Benfica deverá encaixar 5 Milhões de euros de receita de bilheteira, o FC Porto e Sporting ficarão abaixo, isto deve-se ao facto de nem Porto nem Sporting terem realizado jogo da pré-eliminatória, o encaixe de ambos deverá ficar entre os 3 e 4 milhões de euros.
É interessante, contudo, olhar para outros exemplos. O Arsenal tem uma dívida de 380 milhões de euros. No ano passado, aquele valor era de 222.2 milhões de euros. O aumento deve-se á construção do novo estádio ( no caso do Benfica, parte da dívida resulta também da contrução da Catedral), que passou a ter capacidade para 60 mil pessoas.
O clube reconheçe que as contas vão ficar no vermelho nos próximos 25 anos ( a dívida total deverá subir aos 558 milhões de euros!) , mas nega que esteja em causa a solvabilidade: os mais de 29 milhões de euros de serviço (anual) da dívida serão compensados pelas receitas de bilheteira (116 milhões de euros) proporcionadas pelo aumento da lotação do estádio novo.