O Blog da actualidade desportiva

domingo, novembro 26, 2006

Benfica 2-1 Marítimo : chuva de oportunidades falhadas...

2 - 1

O Benfica recebeu este sábado a equipa do Marítimo num Estádio da Luz com 34 mil espectadores, naquele que seria o 5º jogo da equipa encarnada em casa.

Ambos os treinadores não efectuaram qualquer mexida nas equipas, apostando, o Benfica, em vencer pela 5ª vez esta época em casa para a Liga e o Marítimo em conquistar algum ponto!

Quem entrou melhor foi o Marítimo, com os 5 primeiros minutos de jogo a serem completamente seus! O jogo parecia repetir acontecimentos passados, com o Benfica a não conseguir sair a jogar e a falhar muitos passes…

Mas a verdade é que esses iriam ser os únicos minutos de domínio madeirense em toda a partida, pois por volta do minuto 7 as coisas começaram a mudar de figura. Neste período, o melhor que a equipa madeirense conseguiu foi um remate por cima da barra de Zé Gomes.
O Benfica começou a pegar no jogo, sobretudo por Miccoli, Simão e Katsouranis (apesar de se notar algum cansaço no grego, este não virava a cara à luta, aparecendo, mais que uma vez, em situação de remate final)!

O jogo muda de toada logo aos 6’, após falha de Marcos (atrapalha-se com Grégory) e com a bola a sobrar para N. Gomes, mas este a não conseguir desviar para o fundo das redes.
No minuto imediatamente seguinte é Katsouranis que, após excelente insistência de Miccoli na esquerda, cruza para N. Gomes que, na área, assiste Katso, que se encontrava livre de marcação, mas o remate saiu desastrado!

O Benfica iniciava o massacre ofensivo (que ia durar toda a partida) e ao minuto 13’ é Miccoli que com uma excelente jogada na direita permite uma excelente defesa de Marcos! Começava aqui a denotar-se quem seria o homem do jogo… Marcos!!

No minuto imediatamente seguinte é N. Gomes que recebe a bola na área em posição privilegiada, mas este não conseguiu controlar a bola, permitindo o desarme de Marcos.

Aos 18’ chega o 1º caso do jogo… mão de Grégory dentro da área que o árbitro João Ferreira não assinalou. Ficou uma grande penalidade por marcar…

Perante tantas falhas encarnadas não deixa de ser irónico o 1º golo encarnado… livre na esquerda para o Benfica (após falta de cariz algo duvidoso sobre Léo) marcado por Simão, com a bola a subir para a área e a cair ao segundo poste onde aparecia Ricardo Rocha, mas foi Alex que na luta com o jogador encarnado acabou por desviar a bola para a sua própria baliza!! Estava quebrada a barreira defensiva da equipa madeirense, quando o Benfica já merecia estar em vantagem à mais tempo e com mais golos…

A chuva trouxe o golo do Marítimo… aos 43’ e sem que nada o fizesse prever, Marcinho (que já havia testado o seu remate) tem uma arrancada pela esquerda e com um fabuloso remate empata a partida! Um golo à Simão, se assim podemos dizer… O empate antes do intervalo que acabou por aparecer num lance de génio quando nada o fazia prever e, porque não, sem o merecer!

A segunda parte trouxe mais do mesmo, um Benfica sempre mais concreto e ofensivo, com mais posse de bola!
Mas foi também neste reinício que os adeptos encarnados tiveram mais um “desgosto”…48’, nova lesão de Miccoli, após tentativa do italiano de pressionar o guardião Marcos. O pequeno génio agarrou-se à sua coxa esquerda, o que desde logo fez prever uma lesão muscular! Ao intervalo, o italiano sentiu dores mas sentiu que podia continuar… Com esta lesão Miccoli pode ficar de fora das opções encarnadas para os próximos jogos do Benfica, onde se destacam as idas a Alvalade e a Manchester…

Mantorras entrou para o seu lugar e poucos minutos depois é o Marítimo a ter contrariedades… 52’, Marcinho tem uma entrada muito dura sobre Simão, de pitons à frente sobre a perna do jogador encarnado. O árbitro mostrou-lhe o vermelho, na nossa opinião a decisão acertada. De referir apenas que logo aos 2’ Andersson, defesa encarnado, deveria ter visto cartão amarelo, após carrinho junto à linha sobre Kanu.

O massacre ofensivo encarnado mantinha-se, agora acentuado pelo facto do Marítimo jogar com menos 1, com oportunidades falhadas por N. Assis e N. Gomes.

Aos 62’ Marcos efectua a defesa da noite! Forte remate de Petit ainda de fora da área com o guardião brasileiro a fazer uma fantástica defesa com as pontas dos dedos e a negar o 2º golo aos encarnados!
No minuto imediatamente seguinte e já com Karagounis em campo (entrou para o lugar de N. Assis), é de novo Marcos a efectuar outra excelente defesa, após remate em arco e colocado do grego, quase a bater o guardião brasileiro!

Marcos a revelar-se a “salvação” dos madeirenses!!!

Após tantas oportunidades não concretizadas, é uma jogada de envolvimento fantástica do ataque encarnado que vai proporcionar o 2º golo ao Benfica… 66', Simão a combinar com N. Gomes e a entrar na área; perto da linha cruza para o segundo poste onde aparece o já esgotadíssimo Katsouranis que apenas teve que desviar a bola! O grego, mesmo esgotado fisicamente, a revelar-se um elemento chave nas manobras da equipa encarnada, tornando-se mesmo no melhor marcador do Benfica com 4 golos!!

Até ao final da partida só deu Benfica, onde o Marítimo apenas nos 3 / 4 minutos finais tentou fazer algo mais.

A vitória é inteiramente justa dos encarnados, contra um Marítimo muito defensivo! A goleada seria o resultado justo face à produção de ambas as equipas!

No final da partida F. Santos afirmou a justeza da vitória, mas lançou algumas críticas à sua equipa por querer fazer tudo à pressa: "Cada um querer fazer um golo. Os golos fazem-se colectivamente".

Ulisses Morais justificou a sua derrota com pretensos erros de arbitragem: “O primeiro golo resulta de uma falta que não existe. Jogar 45 minutos com menos um e sofrer um golo com menos dois torna tudo mais complicado. A expulsão [Marcinho] prejudicou a nossa organização e facilitou a vida ao adversário. Houve outras entradas, por exemplo uma duríssima sobre o Kanu. Mesmo com menos um, continuámos a pôr o adversário em sentido. Saio daqui com a sensação de que, se formos mais respeitados no futuro, é possível, com confiança irmos conseguindo os nossos objectivos”.

Face a estes comentários só apetece dizer que este senhor não deve ter visto o mesmo jogo que nós… levou um banho de bola e de oportunidades de golo… se não é Marcos (bem sei que ele está lá para defender) a goleada encarnada era certa e ainda se desculpa na arbitragem para a derrota!!! Quem joga para o empate e com 2 camiões em frente à baliza normalmente dá nisto…
Engraçado é o facto de na jornada passada o Marítimo ter equilibrado o jogo com o Sporting e, mesmo assim, este mesmo treinador veio afirmar que a vitória do Sporting foi justa… Enfim… estes “misters”… Razão para perguntar: “Porque será?!”

Na próxima jornada segue-se o escaldante Sporting - Benfica, o eterno derby!!

Os nossos destaques vão para:

Simão, N. Assis e Katsouranis.
Marcinho.
Consistência ofensiva encarnada; jogo efectuado pelo Benfica.
Assistência - 34 mil em dia de muita chuva...


Estratégia do Marítimo.
Critérios de Jõao Ferreira - parece "descontrolar-se" em alguns momentos dos jogos.
Comentários de Ulisses Morais sobre o jogo.
Substituições de Santos: as mesmas de sempre; Katso estava "estoirado" e manteve-se em campo...


Ficha do jogo
fonte desta imagem: www.zerozero.pt


Saudações desportivas