O Blog da actualidade desportiva

quinta-feira, maio 17, 2007

Académica 0 - 2 Sporting: por minutos esteve em 1º!

0 - 2

O Sporting foi ao Estádio Cidade de Coimbra vencer a Académica por 2-0, mantendo-se matematicamente na corrida para a conquista do título!

Uma excelente partida de futebol, com vários momentos de emoção: golos, oportunidades de golo, bolas nos ferros e lances que suscitaram, na hora, algumas dúvidas relativamente à decisão do árbitro.

Como vem sendo habitual, o Sporting começou cedo a construir a vitória em Coimbra. Logo aos 4 minutos Liedson abriu o marcador, depois de uma excelente jogada individual de Nani a passar por dois adversários para servir o “levezinho”.
Apenas três minutos depois a equipa de Alvalade teve a oportunidade de aumentar a vantagem quando o guardião Pedro Roma, não segurou um forte remate desferido por Miguel Veloso, defendendo para a frente e, tentando evitar o golo, acabou por fazer falta sobre Liedson.

Coube ao brasileiro tentar fazer o segundo tento para o Sporting mas Liedson falhou, permitindo a defesa de Pedro Roma.
Esta perdida deu ânimo à Académica, que passou a dar uma melhor resposta aos leões.
Demonstração disso foi a defesa de Ricardo a remate de Káka, aos 38’, numa altura em que Manuel Machado já havia colocado em campo Gyano para o lugar de Medeiros, mudando a táctica de 4x2x3x1 para 4x4x2.

Contudo, as melhores hipóteses continuavam a ser do Sporting, mas Djaló e Nani falharam na altura crucial…

Ao intervalo, Coimbra estava ao rubro: Sporting vencia e o Porto ia perdendo em Paços!

A segunda metade foi diferente do 1º tempo, com a Académica a subir mais no terreno, sobretudo depois da entrada de Dame.

A baliza de Ricardo passou por algumas situações de apuro e a bola chegou mesmo a bater na trave. Uma bomba de Dame aos 57’ foi a oportunidade mais clara da “Briosa” chegar ao golo.
Paulo Bento fez entrar Tonel, jogando com 3 centrais, na tentativa de travar o ímpeto dos estudantes.

A Briosa não aproveitou e o Sporting voltou a subir no jogo, falhando mais uma ou outra ocasião de golo.
Golo que acabou por aparecer por Moutinho já perto do fim, aos 89’, após a defesa da Académica ter ficado parada a pedir fora-de-jogo!

Triunfo justo dos leões que continuam a vencer sucessivamente em terreno alheio enquanto a Académica há seis meses que não vence em casa.
Apesar desta derrota, a Académica salvou-se da descida de divisão, graças às derrotas de Vitória de Setúbal, Aves e Beira-Mar.

No tudo por tudo da próxima jornada, o Sporting recebe o Belenenses!