O Blog da actualidade desportiva

terça-feira, maio 01, 2007

Benfica 1 - 1 Sporting: líder Porto "vence" o derby lisboeta!

Após a derrota do FC Porto na véspera, quem saiu a ganhar do derby lisboeta foi… o Porto…

O estádio não encheu, naquele que se esperava ser um derby bastante emocionante, visto que ambas as equipas queriam encurtar distâncias para o 1º lugar!

O Sporting entrou em campo com o seu 11 habitual. Por sua vez, o Benfica viu-se privado de Simão, que se ressentiu da lesão que o apoquenta (acabando mesmo por ser operado), não fazendo qualquer alteração ao 11 que havia vencido na Madeira o Marítimo.

O Sporting entrou forte no «derby» e chegou ao golo logo aos dois minutos. Cruzamento de Abel, na direita, e Liedson, sem marcação, a cabecear ao canto superior direito da baliza de Quim! À imagem do que tem acontecido nas últimas partidas, os leões entram a todo o gás e a marcar!

A resposta benfiquista surge através de Petit, aos 5’, com um grande pontapé de fora da área, mas Ricardo defende bem, com os punhos.

No Benfica, Miccoli e Petit eram os únicos a tentar dar a volta aos acontecimentos.
Aos 7’ surge o 1º grande caso do jogo: Miccoli parte isolado e Caneira parece puxar o avançado italiano, acabando por o derrubar à entrada da área. Miccoli ia isolado para a baliza de Ricardo, mas P. Henriques optou por mostrar apenas o cartão amarelo, provocando um enorme coro de assobios.

O meio-campo do Sporting estava mais forte, com Miguel Veloso a ser o elemento de destaque, quer a defender, quer nos movimentos ofensivos, sempre apoiado por Romagnoli.
Aos 11’, o jovem médio podia mesmo ter feito golo, mas o remate embateu num defesa encarnado e a bola acabou por sair a figura de Quim.

O Benfica tardava em acertar marcações e ia concedendo espaços aos homens de Alvalade, que não aproveitaram aos 15’ para aumentar a contagem para 2 – 0… Polga isolou Liedson, mas o “levezinho”, descaído sobre a esquerda, remata cruzado e a bola passa ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Quim. Esteve perto o 2º golo.

Quando pouco o fazia esperar, Karagounis (que fez uma boa partida) arranca um cruzamento fantástico da esquerda para a área onde Katsouranis apareceu a rematar forte mas à figura de Ricardo. A bola subiu e após mau alívio da defesa leonina, Miccoli aproveitou, apesar de ainda escorregar, para rematar forte para o fundo das redes de Ricardo que pareceu não ter visto a bola partir! Estavam decorridos 24 minutos.
O Benfica chegava assim ao empate e ia começar a definir uma nova etapa na partida…

Com o tento do empate, foi o Benfica quem passou a dominar a partida, com mais posse de bola e, sobretudo, com mais domínio no meio-campo.
Nesta fase denotou-se o mau momento de Nuno Gomes que, apesar de estar sozinho na frente, demonstrou que de facto não está no seu melhor, perdendo muitas bolas…

Estava tudo em aberto para a segunda parte.
O Sporting, tal como tinha acontecido no início, voltou a entrar forte, mas o Benfica reagiu e reequilibrou o jogo.

Aos 53’, Tello aproveita uma escorregadela de Petit para entrar na área mas remata contra David Luiz e perdeu uma boa oportunidade de colocar os leões de novo em vantagem no marcador.

Na resposta, aos 55’, Miccoli esteve perto de colocar os encarnados em vantagem, de cabeça, mas Ricardo correspondeu com boa defesa. Um lance tirado a fotocópia do lance do golo de Liédson; contudo, a bola saiu a figura de Ricardo.

No Benfica começavam a denotar-se algumas dificuldades físicas em alguns jogadores: casos de Petit (grande partida fez o internacional luso), Katsouranis e Rui Costa. Por outro lado, Léo, esse jovem de 31 anos, continuava com a “carga toda”, quer na defesa quer no ataque, apoiando as manobras ofensivas e defendendo sempre com muita qualidade!

Fernando Santos tirou o apagado Nuno Gomes e fez entrar Manú, de forma a tentar explorar o contra-ataque com mais velocidade.
Mas o Sporting reforçou o meio-campo com Pereirinha e Alecsandro entrou para o lugar de Djaló, mas o jogo continuou equilibrado. Dava a ideia que as equipas estavam mais apostadas em não sofrer que em arriscar para chegar ao golo, temendo a derrota acima de qualquer outro tipo de resultado!
O encontro perdeu muita qualidade com o avançar dos minutos, lutando-se agora mais a meio-campo, não se registando grandes oportunidades de golo.

Mesmo com a entrada de Mantorras, aos 81’ para o lugar de Petit, o jogo manteve-se inalterável, continuando muito equilibrado a meio-campo se sem oportunidades de golo…

A última real oportunidade seria dos homens da casa, aos 86’, com Miccoli a ganhar espaço à entrada da área e dispara forte, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo.

Desta forma, o empate é um resultado que se aceita, dado o equilíbrio das equipas ao longo dos 90 minutos.
Com este empate, o Sporting sai mais satisfeito, uma vez que preserva a 2ª posição. Contudo, o Sporting poderia ter reduzido para apenas 1 ponto os pontos que o separam do líder Porto…
Por seu lado, o Benfica mantêm o ponto de distância para o 2º lugar do Sporting e está agora a 4 pontos do líder Porto, naquilo que parece ter sido o adeus ao sonho do título!

Resumindo, ainda faltam três jornadas para o fim do campeonato, mas o caminho está agora mais livre para os portistas, depois do empate no derby lisboeta. É certo que o segundo lugar também é muito importante, dá acesso à Liga dos Campeões, e nesse aspecto a igualdade serve melhor o objectivo dos leões.
Contudo, faltam ainda 3 jornadas e, face aos desenvolvimentos já verificados no campeonato até ao momento, tudo pode acontecer…

Como notas, realçamos os seguintes aspectos:

  • os infelizes distúrbios fora do estádio antes do início da partida;
  • grandiosa (mais uma) exibição de Léo;
  • boas exibições de Petit, Liédson, Miccoli e Miguel Veloso;
  • Polga e David Luiz muito seguros em ambas as defesas;
  • espectáculo com poucas oportunidades de golo.

Ficha do Jogo

Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)


BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, David Luiz e Léo; Petit (Mantorras, 80 m); Katsouranis, Rui Costa e Karagounis; Nuno Gomes (Manú, 68 m) e Miccoli.

SPORTING – Ricardo; Abel (Pereirinha, 65 m), Caneira, Polga e Tello; Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Tonel, 87 m) e Nani; Yannick (Alecsandro, 65 m) e Liedson.

Golos: 1-0, Liedson (2 m); 1-1, Miccoli (23 m).

Cartão amarelo a Caneira, Miccoli, Anderson e Pereirinha.

Resumo