O Blog da actualidade desportiva

sábado, outubro 28, 2006

6 Ovos moles em jogo de barriga cheia

Quem diria... Falámos aqui que prevíamos um jogo "fácil" para o Sporting...Nada mais errado!!
Noite amena com meia casa , muitos golos e bom futebol é o mínimo que qualquer adepto pode desejar para um jogo de futebol!!
Ao começar a análise a este encontro temos de proferir um nome: BUBA!!!!!

Jogo emocionante de parada e resposta, talvez o melhor até ao momento da Liga!
Ambas as equipas entraram com a ambição da vitória, não há dúvidas em relação a isso! Empate no final, mas vitória para todos aqueles que assistiram a uma bela partida de futebol!!

Inácio surpreendeu ao deixar a estrela Jardel no banco, apostando num tridente ofensivo com Vasco Matos (em foco neste início de Liga), Jorge Leitão e Rui Lima, apoiados na retaguarda pelo "112" Diakité, Torrão (exibição muito positiva) e o velocista Ratinho.
Do lado do Sporting, Paulo Bento tentou fazer aquilo a que tínhamos feito referência no lançamento desta jornada: rotatividade, a pensar no jogo de Terça para a Champions. Deste modo, P. Bento deixou Nani, M. Veloso, Caneira, Custódio e Djaló no banco de suplentes, entrando no 11 o basileiro Alecsandro, Abel, Romagnoli, com Paredes a manter a titularidade depois do bom jogo frente ao Porto. Mas a maior surpresa foi a titularidade de Farnerud, que fez assim o seu 1º jogo oficial esta temporada com a camisola verde e branca!
E foi o mesmo Farnerud que logo no 1º min. da partida fez a assistência para Liédson, que face à saída do guardião Alê, rematou à figura do mesmo, falhando assim a hipótese de inaugurar o marcador.
Num jogo em que a defesa do Beira-Mar tremia como "varas verdes", foi surpreendente como o Sporting não conseguiu marcar qualquer golo em toda a 1ª parte.
O Beira-Mar sempre que lhe era permitido partia rapidamente para o ataque, com Torrão sempre a apoiar as manobras ofensivas, onde Vasco Matos esteve sempre em plano de destaque.
E foi numa sucessão de cantos (dos muitos que ocorreram durante todo o encontro) que Rui Lima deu o primeiro aviso da equipa aveirense, ao quase fazer um chapéu perfeito a Ricardo, mas a bola subiu demasiado e passou perto da barra da baliza "leonina".
Num jogo sempre de parada e resposta, aos 15 min. o Beira-Mar ganha um livre na direita do ataque. Na cobrança do mesmo, a bola é enviada para o coração da área, onde aparece Buba, livre de qualquer marcação, a desviar para golo, inaugurando o marcador e facturando o primeiro dos seus 3!!!!! golos na partida!
Poucos minutos depois (20'), o Beira-Mar teve outra oportunidade flagrante, em mais um livre, desta feita à entrada da área, com Vasco Matos a cobrar bem ao jeito de um Benfica-Liverpool (com o golo do Luisão após livre de Petit, para a Champions na época passada), mas desta feita o resultado não foi o mesmo, pois Buba, sempre ele nas alturas, não conseguiu dar o melhor seguimento à bola e esta foi cabeceada ao lado da baliza!
O Sporting responde e marcou dois golos, um aos 23' por Liédson, outro aos 39' por Alecsandro, mas ambos foram bem anulados pela equipa de arbitragem, pois em ambos os casos os avançados leoninos estavam em posição irregular!
De realçar a marcação quase impetuosa que os aveirenses fizeram a Moutinho, com faltas sucessivas sobre este, mas mais uma vez este jovem jogador provou a enorme qualidade que tem e assinou mais uma excelente exibição!
A primeira parte chegava assim ao fim, com um surpreendente (ou talvez não...) 1-0 a favor da equipa de Aveiro!
Para a segunda parte, P. Bento viu-se obrigado a mexer no 11, fazendo entrar Djaló e C.Martins para os lugares de Romagnoli e Farnerud, respectivamente.
Com isto o Sporting forçou mais o ataque à baliza auri-negra e aos 57 min. chega ao golo após uma falha inacreditável de Alê, que não segura uma bola fácil e esta sobra para Alecsandro, que parecia meio atordoado com a oferta, mas lá conseguiu o desvio para dentro da baliza!! Estava feito o empate e a justiça no marcador!
No minuto seguinte Alê redime-se e faz uma grande defesa após grande remate de Moutinho de fora da área... O jogo estava ao rubro!!
Com um Beira-Mar já esgotado em termos físicos, o Sporting ficava cada vez mais perigoso, mas só conseguiu materializar o seu ascendente aos 81 min. de jogo, em mais uma falha da defesa aveirense, após Tello ter assistido Djaló, que estava isolado na área rematando rasteiro para a baliza, mas a bola bate no defesa aveirense e trai Alê, que nada podia fazer! 1-2...
Com este segundo golo dos "leões", Inácio coloca em campo a sua arma (pouco) secreta, Jardel (aos 82'), que veio prender a defensiva verde e branca, bem como causar sobressaltos a esta mesma defesa do Sporting.
E foram uns últimos 15 minutos (contando com os descontos) maravilhosos, onde parecia que tudo podia acontecer e ninguém podia cantar vitória!
Foi assim que aos 86 min. e após mais um lance de bola parada cobrado por Vasco Matos que Jardel, na área e mais uma vez sem marcação, cabeceou para aquele que parecia ser o golo do empate, mas Ricardo com uma excelente defesa negou o golo... Porém, a bola sobrou para Ratinho, que coloca a bola de cabeça para perto da baliza onde apareceu Buba (quem mais...) para desviar para o fundo da baliza, num lance muito confuso e de insistência do jogador camaronês!!
Ainda se festejava o empate nas hostes aveirenses quando C. Martins, aos 90', centra tenso para a área, com a defesa do Beira-Mar a falhar (mais uma vez) e Liédson a aparecer em frente a Alê e a desviar para o fundo das redes, regressando aos golos neste campeonato!
Emoções ao rubro, com os adeptos leoninos certamente a cantar vitória!! Nada mais falso!!
Ao fim dos 4 min. de desconto dados pelo árbitro Paulo Baptista, em mais um livre perto da área, é André Leão que desvia a bola de calcanhar, com esta a ir parar aos pés de Buba!!!! que só teve de empurrar para o fundo da baliza!! 3-3 num jogo de loucos, com Buba a brilhar no ataque numa noite que parecia toda ela de Buba!!
P. Bento nem queria acreditar!!
O jogo termina logo depois deste golo, numa fase em que, se o jogo continuasse, certamente apareceriam mais golos!


No final da partida, P. Bento mostrava-se irritado com a sua equipa, acusando-a de "uma imaturidade total. A um minuto do fim não se pode querer jogar bonito, que não é a mesma coisa que jogar bem."
Por seu lado as afirmações de Inácio enalteceram o espectáculo proporcionado por ambas as equipas ao afirmar que: "Foi o futebol quem ficou a ganhar"!

Terminamos com uma afirmação de Inácio que julgamos resumir o sentimento de quem viu o jogo: "Foi pena o jogo ter terminado"!!!!

Quanto à arbitragem, nada a registar, acompanhando a boa exibição das equipas!

Como nota, registamos a lacuna em termos de extremos que o Sporting denota, onde Tello é o único a conseguir chegar à linha de fundo e centrar para a área; bem como os 3 golos sofridos em bolas paradas para uma equipa candidata ao título! Contudo, há que reconhecer o mérito dos aveirenses que nunca se entregaram e lutaram pelos merecidos pontos até ao último segundo de jogo!!

Para a semana o Sporting recebe o Braga, em mais um excelente jogo em perspectiva e o Beira-Mar desloca-se à Luz, para defrontar o Benfica.

Jogador do jogo...quem mais...Buba!!!!

Que este jogo seja bom prenúncio para o clássico!!

Aqui fica a ficha do jogo:

Estádio Municipal de Aveiro com 16 mil espectadores.
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Equipas:

Beira-Mar: Alê, Ricardo, Marco, Buba e Tininho; Diakité, Torrão e Ratinho; Vasco Matos, Jorge Leitão e Rui Lima

Suplentes: Darnlei, Artur, André Leão, Jardel, Wegno, J. Silva e J. Vidigal
Treinador: Augusto Inácio

Sporting: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Tello; Moutinho, Farnerud, Romagnoli e Paredes; Liédson e Alecsandro

Suplentes: Tiago, Veloso, C. Martins, Caneira, Nani, Djaló e Custódio
Treinador: P. Bento

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0 Buba (15'), 1-1 Alecsandro (57'), 1-2 Djaló (82'), 2-2 Buba (86'), 2-3 Liéson (90') e 3-3 Buba (90'+4')

Acção disciplinar: Amarelo para Buba, Alê, Abel e Ratinho


Saudações