O Blog da actualidade desportiva

segunda-feira, março 26, 2007

Portugal 4 - 0 Bélgica: 2ª parte arrasa belgas!!

4 - 0

Alvalade quase encheu para assistir a este Portugal – Bélgica que se esperava ser de “vingança”, sobretudo depois das tristes declarações do guardião belga Stijnen!

Portugal entrou em campo com Ricardo na baliza, Miguel e P. Ferreira nas laterais e R. Carvalho com J. Andrade no centro da defesa. Petit era o trinco, com Tiago e Moutinho também no centro do terreno. Para as alas, Scolari chamou Quaresma e Ronaldo no apoio ao homem mais avançado, Nuno Gomes!

Na selecção belga de registar os bons valores de Martens, Van Buyten e Mudingayi.

De registar um mau momento no encontro: o hino belga… “incendiados” pelas tão famosas declarações de Stijnen, o público reagiu com uma monumental assobiadela na altura do hino belga… Tal era simplesmente desnecessário…

Quanto ao jogo, a Bélgica fechou-se muito no primeiro período do jogo, obrigando Portugal a trocar bastante a bola sem, no entanto, progredir no terreno!

Quanto às famosas ameaças, os primeiros 3 minutos ainda assustaram, com uma série de 2 / 3 entradas mais ríspidas, mas tal não passou disso!

Após um início muito lento, só ao minuto 4 se presenciou alguma emoção:boa iniciativa de Moutinho pela esquerda, com a defesa belga a cortar a bola para os pés de Quaresma, que tentou colocar no canto superior esquerdo da baliza de Stijnen. O golo esteve muito perto!

E em toda a primeira parte não se veria muito mais… Nuno Gomes estava muito só na frente de ataque e eram apenas Ronaldo e Quaresma, e também Moutinho, os únicos a causar lances mais vistosos. Tiago estava muito apagado e os laterais raramente subiam em apoio ao ataque.

De registar ainda dois lances: um para os belgas, com Martens a entrar bem na área, apesar do fora-de-jogo; e uma possível grande penalidade sobre Ronaldo, após este ser puxado pelo pescoço por um defensor belga!

Para a segunda metade tudo foi diferente…
Portugal entrou com a raça e crer a que já nos habituou! Lances com maior clarividência, lucidez e sobretudo mais rapidez na execução!

Os belgas estavam atordoados e logo aos 8’ do segundo tempo acabaram por sofrer o 1º golo da partida…
Moutinho subiu para o apoio na área e combinou com Ronaldo. O jovem leonino assistiu na perfeição Nuno Gomes que, depois de ter falhado nos instantes iniciais um golo de baliza aberta, não perdoou e desviou para o fundo das redes!
Estava feito o 1º e o mais difícil… Agora era esperar as abertas no esquema belga…

Porém, os belgas nem tempo para respirar tiveram…
2 minutos depois, Quaresma cruza do lado direito e, ao segundo poste, C. Ronaldo emenda de cabeça para o segundo golo português. Fica ainda a ideia de que Quaresma queria fazer um golo de bandeira…

Quando se pensava que o jogo estava decidido, os belgas ainda assustaram: rápida jogada de contra-ataque com Mudingayi, isolado, a oferecer o golo ao recém-entrado Sterchele, que, de baliza aberta, atirou ao lado!

Contudo, este lance voltou a acordar os jogadores nacionais, e apenas 3 minutos depois deste lance belga, Quaresma tirou do livro das magias um lance absolutamente fenomenal…
Quaresma há muito que queria marcar nesta partida e consegui-o de uma forma espantosa… Do lado direito, um 1º toque de calcanhar tirou o defesa belga do caminho… Depois, uma trivela perfeita levou a bola a voar sobre todos e a aninhar-se no fundo das redes de um “espantado” Stijnen!
O estádio estava ao rubro!!!

No momento seguinte ao golo, Quaresma saiu para entrar Nani. O jogador do Porto foi aplaudido de pé, com o público rendido à classe do jovem extremo!

A verdade é que saiu um virtuoso para entrar outro… Nani entrou com vontade de “partir a loiça” e esteve perto do golo aos 72’, num remate cruzado já com pouco ângulo.

Aos 75’, Ronaldo consumaria a “vingança” com mais um bom golo. Bailou em frente ao defesa belga e rematou cruzado para o 4º tento da selecção nacional!

Até ao final, ainda a registar dois lances, um por Naini, e outro por Moutinho, que quase elevaram a contagem para 5 ou 6…

Boa segunda parte da equipa das quinas que culminou com um resultado “gordo” e animador para o importante embate na Sérvia!

Salientamos ainda o gesto de Fair-Play entre Stijnen e Ronaldo no final do jogo, com o guardião a pedir desculpas ao jovem luso… São estas coisas que devem prevalecer no desporto…

Resumo