O Blog da actualidade desportiva

domingo, outubro 29, 2006

Estrelinha azul e branca com vermelho intermitente

Estádio do Dragão repleto para o segundo clássico da época!!
O Porto venceu o Benfica por 3-2 e isolou-se no comando da Liga com 19 pontos, mais dois pontos que o rival Sporting. A vencer por 2-0 na primeira meia-hora, o Porto deixou-se empatar já na segunda parte, mas o golo de Bruno Moraes no último minuto fez cair por terra as esperanças do Benfica em levar um ponto do Dragão!

Jesualdo Ferreira a apostar na segurança defensiva de P. Assunção para o 11, bem como a devolver a titularidade a Anderson. Por sua vez, F. Santos trocou o castigado Miccoli pelo mexicano Kikin e colocou o regressado P. Jorge por troca com N. Assis.

Jogo muito intenso dentro e fora das 4 linhas, onde a primeira meia-hora foi totalmente comandada pelo Porto, frente a um Benfica desorganizado e muito lesto nos seus processos!
Com tanto domínio azul e branco não surpreendeu o golo inaugural, apontado por Postiga, com este a receber a bola ainda fora da área e de costas para a baliza, mas com uma excelente rotação rematou forte, com a bola ainda a desviar na perna de Lisandro e a trair Quim. Estava inaugurado o marcador e as bancadas em festa! (da nossa parte atribuímos o golo a Postiga, uma vez que consideramos que Lisandro desvia a bola de forma involuntária!)
Se os encarnados já estavam desorientados, ainda mais ficaram!!
Aos 15 min. é Quaresma que se livra de Nélson na esquerda e remata em arco para a baliza, mas a bola passou ao lado. Porém, foi um aviso para o que iria acontecer apenas 5 min. depois!!
Antes disso, Léo tem uma fantástica arrancada pela esquerda e remata cruzado e em jeito (à Simão) , com a bola a passar muito perto do poste esquerdo da baliza de Hélton.
Aos 20 min. é Quaresma que copia o lance que tinha protagonizado minutos antes e, após excelente "nó cego" a Nélson (muito desinspirado na 1ª parte), faz um cruzamento remate (se assim lhe podemos chamar), com a bola a aninhar-se junto ao poste esquerdo da baliza de Quim. Grande golo... 2-0... estádio em delírio!!!
É obvio que os espectadores portistas logo se apressaram em cantar o novo hino do Porto de há 2 anos para cá...(SLB SLB SLB, filhos da p...Slb....!!!!)
Da forma como o jogo corria, todos pensavam o mesmo: jogo fácil e goleada em vista... Nada mais errado!!!
O Porto viu-se privado de Anderson, após este se ter lesionado com um corte por trás de Katsouranis, com o árbitro a considerar ser corte limpo do grego. Para o seu lugar entrou Raúl Meireles (30').
E é aqui que a história da partida começa a mudar... O Benfica "acorda" e tem duas jogadas de golo feito, uma aos 37', com Kikin a rematar contra Hélton quando estava sozinho e em posição frontal já na pequena área, e outro em cima do intervalo, com P. Jorge a rematar de primeira, após jogada e cruzamento fenomenal de Léo, mas com Hélton a fazer uma excelente defesa!
O intervalo veio logo de seguida com o Benfica a precisar de mudar as coisas para voltar à discussão do jogo!
O Benfica melhora nesta segunda parte, até que F. Santos decide tirar P. Jorge (54') quando este estava a ser um dos jogadores mais irrequietos da equipa encarnada, entrando N. Assis para o seu lugar!
O Benfica ganhou mais dinâmica no meio campo e poderio ofensivo com a entrada de Mantorras para o lugar de Kikin. Mas foi através de um canto do lado direito que o Benfica reduziu, com Katsouranis a ter um grande desvio de cabeça (tal e qual ponta de lança) fazendo o 2-1. O jogo estava relançado!
O Porto estava menos forte, por culpa de uma maior dinâmica e poder ofensivo do Benfica, a encostar os azuis "às cordas", com os adeptos nas bancadas a mostrar sinais de preocupação.
E tiveram razões para estar preocupados, pois aos 82' e após excelente jogada do ataque encarnado que Nuno Gomes, após assistência de Nélson, desvia para o fundo das redes, empatando a partida! Os poucos adeptos encarnados entravam em delírio ao ver a sua (e nossa) equipa renascer das cinzas após estar a perder por 2 bolas!!! Portistas em silêncio e a desesperar, pois o Benfica dava mostras de querer marcar mais um tento!
Porém, os encarnados tiraram o pé do acelerador, como que satisfeitos com o empate, e foi já para além da hora que o Porto, num lance em que a sorte e a esperteza se misturaram, chegou ao golo da vitória! 90'+2: após lançamento longo de Fucile e confusão na áreas, B. Moraes desvia a bola (à Buba !!!) para o fundo das redes de Quim!
Balde de água fria para os encarnados...total delírio (pareciam que tinham acabado de ser campeões!!!!!!) para os adeptos azuis!

Assim terminou um clássico com poucos cartões, poucas faltas e nenhum caso grave a assinalar, a não ser um cartão amarelo por mostrar a Lisandro, ao simular grande penalidade na área encarnada (puxa a camisola a Petit) e outro a Katsouranis, após corte em falta sobre Anderson (o grego toca ao mesmo tempo na bola e na perna esquerda do brasileiro).

O Porto mostrou mais uma vez não ser aquela equipa fenomenal e poderosíssima que alguns falam, revelando falhas enormes e grandes oscilações exibicionais! De realçar o facto de os azuis terem ganho o 1º jogo grande da época, após perder em Braga e de ter realizado uma fraca exibição em Alvalade!!
O Benfica, por seu turno, revelou (sobretudo na 1ª parte) descoordenação entre o sector defensivo e um meio campo muito apático, com os médios encarnados a dar muito espaço e tempo aos jogadores portistas.
De realçar também a boa reviravolta realizada pelos encarnados, podendo, se não parassem de jogar tão cedo, ter tentado um 3º golo dado o volume de jogo do Benfica e o nervosismo dos portista!!

O empate seria assim o resultado mais justo, numa partida de futebol intensa e com muitos golos, sempre bom para qualquer espectáculo! O Porto teve sorte, mas a sorte protege os audazes, por mais que nos custe...
Esperamos que o Benfica melhore em alguns aspectos e que na terça nos possa dar uma alegria frente ao Celtic! Estaremos a torcer por ti!!!!! SEMPRE!!!!!

P.S: Só uma perguntita... sem retirar o mérito ao grande jogador que é... afinal quem é o treinador do Porto?! É o Jesualdo ou o Baía??!! É que eu já começo a ficar confuso...

Por último fazemos os nossos destaques e deixamos o vídeo dos golos e a ficha do jogo.
Destaques: Léo, P. Jorge e Katsouranis do lado encarnado; Quaresma, B. Moraes e Hélton do lado do Porto.

Golos:



Ficha do jogo

Golos: 1-0 Postiga, 2-0 Quaresma, 2-1 Katsouranis, 2-2 N. Gomes e 3-2 B. Moraes
Cartões amarelos: Fucile 77' e P. Assunção 80'

Saudações desportivas!