O Blog da actualidade desportiva

domingo, dezembro 24, 2006

Benfica 4 - 0 Belenenses... Pai Natal visitou a Luz

4 - 0

A noite em que tudo saiu bem… É o mínimo que se pode dizer sobre o Benfica depois desta partida!

Estádio da Luz com uma excelente moldura, tendo em conta a época do ano, para assistir ao jogo que iria acertar as contas da Liga Bwin.

Benfica que não mexeu no seu 11, dando Fernando Santos mais uma hipótese a Kikin Fonseca no ataque encarnado!

O Belenenses vinha embalado neste campeonato, com 3 vitórias consecutivas, a última das quais por uns contundentes 4-1 na Madeira ante o Marítimo!

O Belenenses entrou muito bem no jogo e foi mesmo a 1ª equipa a criar lances de muito perigo… Dady foi o autor dos remates que quase culminavam em golo!

O Belenenses ganhava o meio campo à equipa da Luz, não deixando o Benfica circular a bola! Muita personalidade revelava esta equipa que começou muito mal esta Liga!

Aos 18’ o Benfica vai à área adversária e ganha uma penalidade… Após um lançamento para a área, Nuno Gomes falha a recepção e a bola bate no braço de Gaspar. Ficou a sensação de que o defesa do Belenenses não conseguiu evitar o contacto. Porém, Bruno Paixão não teve dúvidas e apitou para a marca dos 11 metros.
Chamado à marcação, o capitão Simão não desperdiçou e marcou a penalidade com um remate seco para o lado direito de Costinha que ainda se estirou, mas nada podia fazer!

O Benfica adiantava-se no marcador sem que nada, mas mesmo nada, o fizesse prever!

O Belenenses continuou sempre a ser a melhor equipa, com Silas e Eliseu sempre em grande destaque. Entre os minutos 20 e 25, a equipa de Belém ganhou 5 cantos! Contudo, a bola não chegava a causar moça nestes lances.

No Benfica, Nuno Assis era a unidade em destaque, a conduzir os poucos ataques da equipa encarnada.

Se dúvidas haveriam acerca do desfecho da partida, o minuto 43 veio fechar esse capítulo… É que neste lance, ficou a prova de que esta era mesmo a noite do Benfica, em que tudo corria bem!!
O lance de que falamos é o do 2º golo, autoria de Karagounis. O médio grego já havia marcado um grande golo ante o Aves, na Luz, e foi chamado à conversão deste livre. O remate saiu com força mas demasiado baixo… a bola bate em Zé Pedro e acaba por se dirigir para a baliza! Como se isso já não fosse sorte, Costinha ainda fez o “favor” de escorregar na hora de mudar a sua trajectória para defender o esférico… esta acabaria por se alojar no fundo das redes!

2 – 0 antes do intervalo, num jogo em que a estrelinha da sorte brilhava bem alto!

Os primeiros minutos da 2ª parte revelaram aquele que é, provavelmente, o melhor guardião português do momento… Quim!! O bracarense aplicou-se a fundo e fez 3 monumentais defesas! A 1ª foi aos 49’ a defender um remate portentoso à queima de Sandro; a 2ª aos 56’ por Dady, num cabeceamento e a última aos 62’ outra vez a remate de Dady… esta então era a imagem que faltava para demonstrar que a sorte vestia-se de vermelho neste dia!!

Pelo meio, aos 52’, foi Kikin a marcar o seu 1º (e quem sabe último…) golo oficial ao serviço dos encarnados!!
Centro de Karagounis com Nuno Gomes a servir de cabeça para a entrada de Kikin que num mergulho cabeceou a bola para o fundo das redes! O mexicano festejou com garra e simulou o símbolo do clube, o voo da águia!! O público delirou com este golo, de um ponta de lança com créditos firmados mas que tarda em se mostrar em terras lusitanas!

A partir deste momento o Belenenses deixou de “existir” e o Benfica tomou conta do jogo.

Beto entrou no Benfica debaixo de um coro de assobios, mas acabaria mesmo por se mostrar a bom nível, muito dinâmico no centro do terreno, a levar mesmo o público a gritar o seu nome para a cobrança de um livre!!
Porém, nesse livre, foi Simão quem efectuou a cobrança, levantando para a área e Katsouranis, de costas para a baliza, cabeceou certeiro para o fundo das redes de Costinha!

Costinha sofria 4 golos sem que nada o justificasse (contrastando com outros jogos frente ao Benfica em que é o “santo milagreiro”, defendendo tudo…)!

No final do jogo, se dúvidas haviam quanto às cores do Pai Natal, este veste mesmo de encarnado!

Porém, também se diz que a sorte protege os audazes, e quanto à exibição de Quim (negou 3 golos), é para isso que ele lá está…
Venceu quem marcou e quem marcou foi o Benfica! O Belenenses merecia ter feito um golo (ou mais) na Luz e sai com a cabeça levantada do relvado “encarnado”.

No final da partida, o treinador encarnado afirmou a justeza da vitória encarnada, mas…
“Correu bem, foi uma vitória justa. O jogo não foi fácil, a equipa do Belenenses é muito bem montada e organizada. As coisas correram bem porque nos momentos certos marcámos golos, tivemos alguma felicidade. As duas equipas procuraram os golos. Mas é um resultado demasiado pesado para o que o Belenenses fez. O Belenenses também podia ter chegado ao golo, houve mérito do Quim, mas um golo não tinha ficado mal ao Belenenses”.

“Foi uma vitória justa, mas já fizemos melhor. Há mérito do Belenenses, que teve períodos em que esteve por cima no jogo, e é um resultado pesado para o nosso adversário. O 4-2 teria sido mais justo. Aproveitámos todas as oportunidades e o 4-0 vem dar brilho à nossa defesa e ao Quim, que fez três ou quatro defesas muito boas.”

Benfica fecha o ano com mais 3 pontos e sonha ainda com a conquista do título, apesar de se encontrar a 8 pontos dos líderes, FC Porto!

Ficha do jogo

imagem em: www.zerozero.pt

Golos